Editorial

PrincipalNoticiasWorkshop de Chefes de Cooperação e Economistas

Workshop de Chefes de Cooperação e Economistas

Decorreu no passado dia 20 de Agosto de 2015, um Workshop com Chefes de Cooperação e Economistas do G19.

Na sessão da manhã, a propósito da proposta enviada ao Governo de Moçambique quanto à criação de um “Fórum de Diálogo sobre a Eficácia da Ajuda e os Resultados do Desenvolvimento”, foi abordada a complexidade da arquitetura da ajuda em Moçambique, tendo a maioria presente, concordado com a importância em manter, após revisão do Memorando de Entendimento sobre o Apoio Geral ao Orçamento, um formato mais alargado de diálogo e coordenação entre os parceiros que integram hoje o G19.

Durante a tarde, discutiu-se a proposta de Matriz Operacional do Programa Quinquenal do Governo (PQG), tendo sido recolhidos elementos para a elaboração de um contributo consolidado dos parceiros à referida proposta de “Matriz Operacional”.

Os trabalhos realizaram-se na Escola de Hotelaria e Turismo que integra a Escola Profissional São Francisco de Assis, no Bairro de Mumemo. O programa do Workshop incluiu também uma visita às instalações da Escola Profissional, que conta atualmente com mais de 700 alunos distribuídos por uma oferta educativa que inclui, entre outros, os seguintes cursos: construção, eletricidade, carpintaria, serralharia, agro-pecuária e turismo.

O Bairro de MUMEMO foi criado para realojar as 1777 famílias vítimas das cheias de 2000/2001, provenientes do bairro de Chamaculo-C, em Maputo. Trata-se de um projeto apoiado por vários parceiros do G19.

Para mais informação sobre o Bairro MUMEMO e sua história clique aqui.

 

Leave a Comment